quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Bem-vindos a Óbidos! - Parte II

Decidiram reavivar os tempos medievais com rigor, fizeram do chocolate rei, reinventaram a magia do Natal e elevaram o livro ao seu verdadeiro estatuto. Tudo regado com uma bela ginja... Quem consegue resistir a Óbidos, a Vila das Rainhas?!

[breve apontamento histórico: a vila fez parte do dote de muitas das nossas rainhas e foi daqui que nasceu o concelho Caldas da Rainha, anteriormente designado Caldas de Óbidos.]

Óbidos
Vista sobre a vila com a lambisgoia da Cersei e o vestido vermelho
(explicação mais abaixo)
A VILA

Para quem quer conhecer a vila, sugiro uns bons ténis ou qualquer calçado que seja confortável para uma boa caminhada.
Com algumas subidas impróprias para quem não mexe o rabo no dia a dia, a zona histórica de Óbidos conhece-se bem a pé, com algumas paragens para tirar umas fotos, pois a cada curva há um detalhe digno de registo. 

Óbidos
Pelas ruas da vila
Óbidos
Pelas ruas da vila
O COMÉRCIO

Facilmente percebemos que chegámos à rua do comércio tradicional pela multidão que por ali circula. Muitos produtos turísticos (como é óbvio!) podem ser encontrados em várias lojas. Mesmo assim não deixámos de entrar em (quase) todas. Os espaços e todo o ambiente tão cutchi cutchi impelem-nos a entrar e a querer levar tudo, mesmo que já tenhamos visto os ímanes para o frigorífico e os copinhos de ginja e as placas inspiracionais trezentas vezes!

Óbidos
Uma loja onde o Fado é rei
Óbidos
Que é como quem diz, Casa do Pecado
Óbidos
Esta livraria (enorme!) partilha o espaço com...
Óbidos
...esta mercearia BIOLÓGICA!
E isto é a única coisa saudável que vão ver por aqui...
Óbidos
Uma mercearia cutchi cutchi, super vintage!
Óbidos
O Capinha d'Óbidos, a padaria onde podemos ver a confeção do pão
e que tem uma bicicleta à porta que ficava tão bem cá em casa!

O MERCADO MEDIEVAL

Como vos tinha dito aqui, havia uma boa razão para não ter passado muito tempo enclausurada no hotel em almoços e jantares. É que havia todo um mundo medieval à minha espera lá fora! Ou seja, nesse fim de semana, por coincidência, estava a decorrer o Mercado Medieval de Óbidos. Até colocarmos os pés na vila, não fazíamos ideia. Deduzo que os deuses devem ter pensado: "abençoemos a piquena com uma festinha medieval para ela poder viver a Targaryen*** que há dentro dela!". E, claro, já ninguém me tirou dali.
Na última noite, decidimos revelar a nossa identidade real, por isso vestimo-nos a rigor e fomos reinar por ali! Não levei o meu vestido vermelho lindérrimo (um Armani do século XIII), tendo em conta que foi palmado por uma Cersei*** ranhosa que por ali andava com um Jamie*** pela trela (ver foto acima). Deixei-a entregue aos dragões*** e fui de verde imperial (da Casa Herrera do século XIII), com um ténizinho da New Balance a dar o toque final. Resumindo: tchanan!!!

Fica a dica: para além de ser divertido trajarmos à época, há um desconto no bilhete de entrada para quem o faz.

Óbidos
Terra de Leões (por aqui devem pagar sempre as dívidas***)
Óbidos
Fases do matrimónio, desde o pedido da noiva pelo pais do noivo à união carnal.
Abençoado século XXI...
Óbidos
Viva a vida boémia!
Óbidos
Realeza in da house!

COMES E BEBES

Estando nós em Portugal, sabe-se à partida que comer e beber bem é algo assegurado. São vários os restaurantes recomendados da zona, mas não tive grande oportunidade de os conhecer. Dentro do recinto medieval, onde acabei por jantar, as refeições são maioritariamente à base de churrascos e petiscos. E os que vieram até à minha mesa estavam dignos da realeza.
Na noite da nossa coroação, o jantar teve lugar na Taberna Real. Como poderão deduzir, não é uma taberna qualquer. Desde a tábua de queijos às ervilhas com ovos escalfados (que nem sou grande apreciadora e souberam-me pela vida), passando pelo atendimento, tudo aprovado com distinção!
Mas isto de comer bem nestes locais mais turísticos tem muito que se lhe diga. À hora de almoço ficávamos pela vila e posso dizer-vos que, no meio de tanto espaço giro, há um ou outro restaurante que carrega bem na fatura e cuja confeção deixa muito a desejar. Por isso, fait attention, minha gente!

Óbidos
Vista de cima da tribuna real. Ah, pois é, bebé!
Óbidos
Começa-se pela rega...
Óbidos
...termina-se em desgraça!
Para finalizar (como não podia deixar de ser), deixo-vos a ginja, que é como quem diz "Ai de quem vá a Óbidos e não deite uma ginja abaixo! No mínimo!" Se puder ser em copo de chocolate, bem melhor! E se quiserem acompanhar com um dos milhentos docinhos que vos vão atacar por todos os lados, maravilha!

Definitivamente, este não é um blog fit.

Óbidos
Aqueles copos (que agora servem de recuerdo) contêm ginja.
Óbidos
A famosa ginja de Óbidos em copo de chocolate
(sempre bem acompanhada).
[to be continued]

***A quem não compreendeu a referência à Casa Targaryen, à Cersei e ao Jamie Lannister, aos dragões ou ao pagamento das dívidas, só tenho a dizer:

Óbidos

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...