terça-feira, 4 de abril de 2017

O Reino do Fogo: O Evangelho de Loki

Oh, Joana, porquê??!!!
Eu que te tinha no Olimpo Literário, eu que não duvidei por um segundo que esta ia ser mais uma aventura gratificante...sinto-me defraudada!

Reino

Desde o famoso Chocolate que Joanne Harris se tornou numa das minhas escritoras de eleição, a ponto de (quase) não duvidar do que vinha pela frente. Quando vi que se tinha aventurado pela mitologia nórdica fiquei bastante curiosa. Adoro mitologia e era a Joanne Harris, não havia como errar. E enganei-me redondamente.

Demorei uma eternidade para conseguir chegar ao fim deste livro. Houve partes que me aborreceram de morte e me fizeram encostar o livro durante semanas, para depois recomeçar esta peregrinação literária sofrida. Sinto que estoicamente (ou por teimosia) cheguei ao fim e já li o óraculo na diagonal.

Embora goste muito de mitologia, confesso que não sou grande conhecedora da nórdica. As histórias de Odin, Thor ou Loki chegaram-me pelo Chris Hemsworth no grande écrã e pelo grande Ragnar Lothbrok no pequeno écrã. E isto foi insuficiente para compreender em pleno algumas personagens e detalhes do enredo. Ou seja, senti por vezes que a história foi escrita apenas para entendidos no assunto e, logo aqui, começou a desilusão. Depois, a personagem principal: Loki. Repetitivo, por vezes demasiado colado à personagem construída por Tom Hiddleston no filme Thor e, a partir de determinada altura, previsível e aborrecido. Por fim, um enredo a cair na monotonia, com uns confrontos e desaguisados entre deuses, de vez em quando, para apimentar a coisa. Não gostei.

É possível que não venha a ler tão cedo algo da escritora que envolva mitologia, mas também não a vou enterrar no submundo dos escritores como persona non grata para todo o sempre. Até porque uma parte não faz o todo. E o Chocolate continua a ser um excelente estimulante, dizem os especialistas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...