quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pérolas do meu rosário #1

(Acabo de ler em detalhe o enunciado de uma ficha de trabalho entregue aos alunos.)

Eu - Dúvidas?!


(Silêncio. Os alunos começam a realizar a ficha. Cinco minutos depois.)


Aluno 1 - Oh, 'Stora! O qu'é qu'é p'a fazer na 1?


(Olho calmamente para o enunciado e volto a ler a questão 1)


Eu - "Identifique a personagem do conto." O que é que está a pedir para fazer, Aluno 1?


(Pensa por segundos e, de repente, faz-se luz.)


Aluno 1 - Ah!!! É p'a dizer quem é?!


(Aceno com a cabeça de forma afirmativa, sorrindo. Dois minutos depois.)


Aluno 2 (com ar de quem aterrou naquele momento no planeta Terra) - 'Stora! Aqui na 1 é p'a fazer o quê??


(Olho menos calmamente para o enunciado e volto a ler a questão 1.)


Eu - "Identifique a personagem do conto." Está a pedir-nos para...?! (durante segundos, dirijo-lhe aquele olhar de quem tem esperança que haja algum movimento de neurónios.)


(Pensa por segundos e mantém o ar inseguro)


Aluno 2 - É p'a dizer quem é?!...


(Faço movimentos de exaltação como se estivesse perante o grande momento de Einstein.)


Eu - Boa!!! (acrescento uns gestos de likes e uma piscadelas de olho)


Aluno 3 (com um ar perdido) - Oh, 'Stora, desculpe... Ele 'tava a perguntar da 1? É qu'eu não ouvi a resposta...


(Durante segundos, considero a possibilidade de estar a participar em alguma Stand-Up Comedy. A calma desaparece e o tom de voz eleva-se.)


Eu (dirigindo-me a todos) - Pessoal! Eu acabei de ler o enunciado, não houve dúvidas e já ouvi a mesma pergunta três vezes! (pondo ordem na capoeira... desta é que é, desta é que é...) Então, tomem lá atenção! A questão 1 diz o seguinte: "Identifique a personagem do conto." O que é suposto responder aqui?!


Aluno 1 (lança um olhar de superioridade sobre os colegas) - Então, é p'a dizermos quem é! (sorri, vitorioso, perante os olhares aparentemente esclarecidos e os "aaahhh" dos colegas)


Eu (quase a atirar confettis, a fazer um mortal e a cantar We are the Champions dos Queen) - Exato! Boa!!! Não é uma pergunta difícil, pois não?!


(A resposta corporal correspondeu. Qualquer coisa como "Dah! Claro que não! Bué estúpida esta dúvida!" foi o que interpretei daqueles seres que são o futuro do nosso país. O silêncio e a tranquilidade retornaram à sala.)


(Cinco minutos depois.)


Aluno 1 (com uma expressão séria de quem amadureceu bastante a ideia prestes a ser proferida) - Oh, 'Stora... Mas é p'a dizer o nome ou com'é que respondemos?



Photo: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...